terça-feira, 30 de setembro de 2014

As vezes sobra até parte hidráulica pra fazer

Minha esposa é veterinária e tem uma clínica com pet shop, e vive me reclamando de problemas com a pressão da água. Hora tá muito forte e quando liga o segundo chuveiro fica fraco e por vai.

Primeiro descobri que a linha que abastece os chuveiros está ligada diretamente na entrada de água da casa e assim não tem como controlar o excesso ou a falta de pressão. Após muita pesquisa decidi por fazer uma linha exclusiva de água que vem direto da caixa d´água e abastecer os dois chuveiros.

Aproveitei uma troca de espaço físico que fizemos no banho, num feriado, e implementei a nova tubulação com canos de 50mm. Por sorte o novo espaço físico possuía uma chaminé para lareira que terminava muito próximo da caixa d´água.

Segue a fotos da empreitada:

Colocação do flange de 50mm na caixa de 1000 litros:


Continuação da tubulação até próximo ao vão da chaminé:


Tivemos que fazer um buraco na parede para permitir a decida do cano até a sala de banho:

Decida do cano na sala de banho:


Os azulejos ainda estava secando e a paredes faltava ser pintada. 

Visão da tubulação de água, cano marrom, para os dois chuveiros juntamente com a parte elétrica, eletroduto preto, concluída:


Detalhe do registro geral de 50 mm, do registro individual de 34mm, do disjuntor de 40A e da ligação elétrica com fio de 6 mm na fase e 10mm no neutro:


Agora sim, paredes pintadas:


Por fim instalei uma boia de alta pressão na caixa d´água o que garante que a mesma sempre esteja cheia e com a pressão estável. Não tirei fotos do processão pois já era noite eu eu tava atrasado na tarefinha. Deixei o registro geral fechado e aguardei 24h para secar a cola. Aproveitamos o feriado de 20 de setembro aqui no RS, então não precisamos fechar o banho para a reforma.

O sistema do banho está operando a umas três semanas sem nenhuma ocorrência de problema e espero que continue assim. Notei que quando colocamos os chuveiros no circuito, a pressão da água caiu um pouco, mas nada crítico em relação a estabilidade da vazão de água que agora temos.

Para essa tarefa, não tem como fazer sozinho então convoquei a meu ajudante mor: Pai Roque. Que foi de grande valia e tem bastante experiência em hidráulica também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário