terça-feira, 30 de setembro de 2014

MOD de vídeo para o TK90X

Um bom tempo atraz montei um pequeno circuito, nesse link, que permitia que o TK90X pudesse ser ligado a entrada de vídeo composto das TVs atuais. Isso facilita pois antigamente os mini computadores e vídeo games pessoais eram ligados a entrada da antena da TV e normalmente sintonizados no canal 3 ou 4. Porém tinha ficado uma sequela que ainda não tinha resolvido: toda a vez que a imagem continha a cor preta, em sua maioria, a imagem se distorcia e de vez em quando perdia o sincronismo da tela.

Comecei por revisar o circuito e logo notei que o capacitor de eu utilizei no emissor do transistor estava com o valor bastante alterado. Devia ser 220uF (micro Farads) e eu tinha colocado um de 10uF no seu lugar. Primeiro troquei por um de 100uF e verifiquei que o comportamento do vídeo já tinha melhorado consideravelmente. Por fim com um capacitor de 220uF , valor correto, pude enfim ver a imagem perfeita na tela da televisão. Provavelmente eu devo ter confundido no esquema o capacitor de 220uF com um que está próximo a ele no valor de 10uF da parte do MOD de áudio.

Detalhe da montagem "estilo livre"


Depois com mais tempo eu organizo o circuito para que caiba corretamente dentro da caixa metálica do modulador de vídeo.

Agora é carregar alguns programas e aproveitar a jogatina:

 Tela de abertura do RoboCop:

Tela do COMANDO:
 
Tela do GUNFRIGHT:


Por fim a tela de 7" automotiva e retrátil que eu uso no TK90x:



T+




Nenhum comentário:

Postar um comentário