sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Recussitando meu TK95

Primeiro post de eletrônica e informática !!!!
 
Quando estava na metade do segundo grau, lá por 1988, lembro de ter ganhado um TK95 para começar a me aventurar no mundo da informática. O tempo foi passando e de tanto fuçar no se hardware acabei queimando o bichinho. Lembro que a sua placa ficou por anos jogada num canto até que foi pro lixo.

Ano passado resolvi comprar outro pra brincar. Como não achei o TK95 acabei comprando dois TK90X, que é o irmão menor com teclado de borracha, um com defeito modelo 48K e outro funcionando modelo 16K.

Passei a participar de foruns para saber das novidades para o TK e neles descobri duas interfaces muito legais: a TK128 que amplia a memória e DIVIDE que permite a carga através de cartão compac flash.

Como somente o meu modelo de 16K estava funcionando a maioria dos programas que tentava carregar falhava, problema que a TK128 resolveu.

Abaixo tem a foto do mostro tornando a vida:


A placa maior, na cor verde, é a CPU que está no centro da foto. Abaixo está o teclado provisório com a matriz de teclas de 8 por 5. Mai acima a placa vermelha é a TK128 que aumenta a memória para 128KB. E por fim a placa azul que é o DIVIDE que permite a carga de programas armazenados em uma memória do tipo compact flash.

Foto da tela:

A interface de 128K também deixa o TK compatível com modelo de 128 inglês. A DIVIDE realiza a carga dos programas em menos de 1 segundo o que na minha época levava dezena de minutos, pois era tudo via fita K7 e gravador ....


Como não gosto muito do gabinete do TK90X quero ver se arranjo o do TK95, ou providencias talvez um de acrílico transparente para deixar as placas visíveis. O teclado ainda estou pensando como vou fazer.

Em breve coloco mais fotos com novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário